quinta-feira, 28 de junho de 2012

24 de Junho - 3ª Etapa do campeonato Up&Down - Termas S. Pedro doSul

O ponto de encontro era na sede do Anadiabikers, a oficina do nosso amigo Vítor.
Depois de nos organizarmos, era hora de partir. Pela informação no site do Up & Down, a prova iria ser bastante complicada. Tínhamos pela frente 83.8 kms, com uma altimetria de 2440 m.
Para além da dificuldade da prova em si, o sol parecia dizer que íamos ter mais uma dificuldade para ultrapassar...o calor.
O nosso amigo Custódio também veio até S. Pedro do Sul com a esposa para dar apoio e ânimo em mais uma prova.
Os quilómetros iniciais da prova foram feitos a um ritmo elevado embora sem grandes subidas para fazer.
Com o passar dos quilómetros foram aparecendo subidas cada vez mais difíceis, single-tracks e descidas algo técnicas.
Uma das subidas mais difíceis, tanto pela sua inclinação, como pelo calor com que tivemos de a fazer, foi até ao Pisão. Embora existissem muitos reforços líquidos ao longo do percurso e todos os elementos da organização (que estavam em pontos de passagem por estradas) nos disponibilizassem água, pensamos que teria sido boa ideia existirem mais pontos de água nesta subida. Valeu a boa vontade de alguns habitantes e também dos riachos que fomos atravessando.
O único reforço oficial era no Controlo e depois disso ainda tínhamos muito que subir até ao Bioparque, onde nos esperava um excelente reforço.
Até ao final da prova, foi necessário pedalar por alguns single-tracks e não podíamos deixar de referir a "parede" em alcatrão, já perto da meta.
Na chegada às Termas, havia um mini-circuito para fazer:
É importante referir os problemas que existiram com a marcação do percurso e que também causaram problemas aos nossos amigos Vicente, Paulo Neves, Hélder e José Luís. Segundo a informação que nos chegou, as marcações foram revistas por diversas vezes nos dias anteriores à prova. Ainda assim, é triste verificar que alguém se deu ao trabalho de, no dia da prova e mesmo durante, retirar fitas e placas do percurso e colocá-las na direcção errada. Isto fez com que muitos atletas se perdessem e acabassem por seguir por alcatrão até às Termas. Mesmo os que conseguiram voltar ao percurso certo, depois de andarem perdidos, tinham feito mais umas subidas, uns quilómetros e perdido posições na classificação...isto para não falar no cansaço. Talvez uma solução para este problema (que consideramos alheio à Organização), será a partida de uma moto antes de dar início à prova e assim verificar a marcação do percurso.
Apesar destes problemas a classificação desta etapa ficou assim definida:
  • 13º Geral e 3º Elites: Paulo Neves, com 4:52:23.
  • 21º Geral e 5º Elites: Hélder, com 5:19:46.
  • 24º Geral e 8º Vet. A: José Luís, com 5:29:00.
  • 25º Geral e 9º Vet. A: Vítor Santos, com 5:34:41.
  • 26º Geral e 10º Vet. A: Paulo Vermelho, com 5:34:53.
  • 27º Geral e 11º Vet. A: Vítor, com 5:34:56.
Depois do almoço, iniciámos o regresso e parámos nas Talhadas para repor os sais minerais:
"Este perfil?"
 "Ou este?"
A chegada à oficina também foi útil para repor energias e trocar impressões sobre a prova:
Para quem quiser ver o percurso pode clicar aqui ou fazer o download do trilho.

Obrigado à Carlita Aguieira pelas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Boa noite amigos das pedaladas  Boas notícias de novo, mais uma grande renovação na família Anadiabikers, Oficina Rochauto um bem-haja pelo...