domingo, 10 de setembro de 2017

Camiño de Santiago 2017 - Lisboa-Anadia > 1º dia: Lisboa-Santarém.

A nossa aventura começou com a chegada a Mogofores por volta das 18h.
O comboio levar-nos-ia até ao Entroncamento, a capital nacional dos Fenómenos...pelo menos é o que dizem...
Chegados lá por volta das 21:30h, como tínhamos imenso tempo até apanhar o comboio para Santa Apolónia, resolvemos ir comer umas bifanas, para calar o "ratinho" que roía nas barrigas.
Já no comboio íamos todos com sono, quase a adormecer!
Na Gare do Oriente ficámos deslumbrados com a "classe" da estação! Uma verdadeira obra de arte!
Na chegada ao final do percurso de comboio, em Santa Apolónia, saímos da estação e fomos dar uma volta turística pela zona do Terreiro do Paço.
Ainda no comboio, o Vítor teve problemas com um parafuso do cleat e lá acabou por o perder, apesar de não se aperceber disso. Já no decorrer do nosso passeio, ao tentar desencaixar o pé do pedal, o sapato rodava mas não saía...A solução foi descalçar-se e tentar apertar os restantes parafusos! 
Resolvido o problema técnico, procurámos um sítio calmo e seguro, para passar a noite...Lá o encontrámos. Tinha vigilância da Polícia local e tudo! 5 estrelas sob as estrelas! Ou quase...porque
foi dura a noite. A única distracção do frio eram as moças que estavam quase sempre a passar, vindas da discoteca!
 Às 5 da manhã partimos até à estação, com o objectivo de nos equiparmos e fazer uma paragem nas "boxes"...até aí tudo bem, mas deparámo-nos com um precalço...as casas de banho só abriam às 6:30! Sem escolha...lá esperámos.
Já preparados para pedalar, fomos visitar um pouco da cidade...Castelo de S. Jorge e depois até à Sé.
Começámos então a seguir os Caminhos de Santiago e foi bastante porreiro! Andávamos sempre a subir e descer as passagens elevadas das estações de caminhos de ferro, seguindo as indicações das setas amarelas!
Apesar disso, já estávamos cansados de subir escadas e começámos a ir pelos elevadores.
Ao chegar à Azambuja, parámos para almoço, por volta das 13h.
A partir daí veio o pior...nem queiram saber...o estradão cheio de pedras e buracos: as frases mais ditas durante o estradão foram, entre outras: "AI! Tanta dor!", "Já estou farto disto!" e "Já estamos quase em Santarém! (dizia o Vitor para nos animar!)".

Estavam 40ºC e nós com os bidons vazios! Nas vezes que enchíamos os bidons, rapidamente a água ficava quente.
Após os 1500km de estradão (pelo menos foi o que nos pareceu), lá começámos a ver umas casas:
"Aleluia! Vamos perguntar se nos arranjam água!" E aí sucedeu um milagre pois fomos socorridos por uma moça de biquini. Atestámos os depósitos e seguimos caminho!
Um pouco mais à frente encontrámos uma fonte onde nos refrescámos. "Ai tão fresquinha! Já não saio daqui!".
Após a fonte, tínhamos uma parede ainda pior que a subida do Moinho do Pisco! Felizmente no fim desta subida,ao contrário da do Pisco, havia um café no qual parámos para reabastecer.
Por esta altura, decidimos ficar por Santarém. Decidido isso, fomos em busca de um albergue. Encontrámos um excelente por 15€ (N1 Hostel), com pequeno almoço incluído e também nos guardavam as bikes. 5 estrelas! Se não está, deveria estar no Guia Michelin!
À noite fomos ver as vistas e jantar ao shopping.
Finalmente, fomos dormir pois no dia seguinte estavam mais de 100km para fazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Boa noite amigos das pedaladas  Boas notícias de novo, mais uma grande renovação na família Anadiabikers, Oficina Rochauto um bem-haja pelo...