segunda-feira, 30 de maio de 2011

10ª Maratona Portalegre BTT Sport Zone 2011

7 de Maio de 2011


Para esta grande prova do BTT Nacional, que nos iria obrigar a conquistar o cume da Serra de S. Mamede a mais de 1000m de altitude, estavam inscritos o Ernesto, o Raul, o Paulo Neves, o João, o Vítor e o Paulo. O António também participou na Meia-Maratona.

A aventura começa bem antes da prova...na viagem para Portalegre. O Ernesto partiu mais cedo e o António fez a viagem no próprio dia.
A partida foi feita no fim da tarde de 6f, 6 de Maio, em grande animação. O meio de transporte claro que foi a carrinha do nosso amigo Raul…completamente carregada até ao tejadilho, com sacos, tendas e claro está: as bikes...o motivo da viagem.
Tudo correu sem sobressaltos, sempre em boa disposição, como não podia deixar de ser entre amigos. E lá chegámos ao destino onde estava o Ernesto à espera já com o restaurante escolhido. Sem perder tempo, fomos saborear os pratos típicos da região...que bem que soube a carne de porco preto!
A seguir ao jantar começou o trabalho de construir o acampamento.



Em pouco tempo já estávamos a descansar para o dia seguinte e para a prova que se avizinhava difícil (aproximadamente 110 km na Maratona e perto de 60 km para a Meia-Maratona).
Assim que nasceu o dia, lá fomos tratar de colocar as bikes em ordem e claro está, fomos tratar do pequeno almoço para depois nos equiparmos...nestas fotos falta o nosso amigo Ernesto.




Na partida estávamos todos juntos excepto o Ernesto que ficou um pouco mais afastado do pórtico de partida. Só nesta altura se percebe a dimensão deste evento...não se vê estrada, só um mar de BTTistas e bicicletas! Afinal de contas, eram mais de 3000 desportistas prontos a pedalar.


Depois de andarmos uns bons 15 km (ou perto) em alcatrão (tinha de ser mesmo assim para dispersar toda a gente), houve a divisão entre as duas distâncias e começou a verdadeira prova...
Como prova do espírito de equipa, estávamos todos perto uns dos outros...umas vezes iam uns à frente, noutro ponto já iam outros a “puxar” a malta...sempre na maior boa disposição e convívio como é hábito neste pessoal.

Um pouco antes do reforço, o Raul teve uma queda que o obrigou a ficar naquela zona de assistência. Ainda antes de chegarmos ao reforço também o Ernesto teve uma queda, felizmente sem consequências graves, só arranhões.



O BTT apesar de tudo o que tem de bom também tem um risco. Mas, vendo bem, tudo na vida é um risco...basta sair de casa, não é?

Um pouco preocupados com o Raul, lá seguimos caminho na direcção das antenas. Nesta altura já o esforço era gerido para poupar energias na subida às antenas.
Houve tempo para tirar fotografias à lindíssima paisagem alentejana...não pensem que o Alentejo é completamente plano e árido...nada disso...tem elevações (como íamos comprovar) e uma Natureza onde o verde é rei...já para não falar nos ribeiros e pontos de água (que tivemos de atravessar).






Na difícil subida às antenas, o pessoal da Maratona encontrou-se com a malta da Meia, e lá fomos andando...ou melhor...pedalando...devagar...devagarinho...sem pressa...
No cimo estava o tão esperado reforço e mais um ponto de controlo.



E que vista!!!Valeu por todo o suor da subida!



Depois começava a descida que pedia aos ciclistas técnica e às bikes resistência para aguentar as pancadas ao passar nas pedras...

Chegando ao fim, lá tínhamos a sandes e o sumo para recuperar algumas energias.



A classificação da equipa ficou assim definida:
353 ° - Paulo Neves.
448 ° - João.
461 ° - Ernesto.
494 ° - Paulo.
495 ° - Vítor.

Ficam aqui os votos de melhoras para os nossos amigos Ernesto e Raul! Que tudo corra pelo melhor!

Um comentário:

  1. Isto de estar sem pedalar daqui mais a um mês já começa a chatear.....S.Mamede prepare-te que pró ano aqui o dorsal nº6534 estará aí para ajustar contas...

    rsimoes

    ResponderExcluir

 Boa noite amigos das pedaladas  Boas notícias de novo, mais uma grande renovação na família Anadiabikers, Oficina Rochauto um bem-haja pelo...