terça-feira, 13 de setembro de 2011

4 de Setembro - 5ª Etapa do campeonato Up&Down - Seia

Arrancámos ainda de noite para a nossa primeira prova, depois do regresso de férias. O dia estava um pouco desagradável e parecia que estávamos já no Inverno. Mas de qualquer forma, lá seguiram duas carrinhas para a zona da Serra da Estrela.
A viagem correu sem percalços, se não contarmos com o ramo de árvore que estava a obstruir completamente a faixa de rodagem…depois de uma ligeira derrapagem, foi possível aproveitar um intervalo no trânsito e passar pela faixa contrária. Felizmente não teve consequências, a não ser o facto de o sono desaparecer de repente!
Quando chegámos a Seia, estava bastante vento, chuva e muito frio. Ainda pensámos em não fazer a prova pois o material ia sofrer muito mas...pensámos uma segunda vez…quem corre por gosto não cansa. Além disso, só pessoal doido é que se levanta ainda de noite para fazer andar de bike. Como doidos que somos, decidimos fazer a prova.
O pessoal que ia para a Maratona teve a companhia do Hélder, que se estreou assim no Up&Down.
O Inatel indicava uma distância de cerca de 43 km com 865m de acumulado para a Meia-Maratona. Para a Maratona, a distância era de aproximadamente 55 km com 1142m de acumulado. Estudando o gráfico da Maratona, tínhamos duas subidas (e respectivas descidas) bastante íngremes, a primeira aos 22.5km e a segunda pouco antes dos 30km.
O gráfico da Meia dizia-nos que tínhamos o mesmo percurso da Maratona, com a mesma subida aos 22.5km descíamos e aí os percursos dividiam-se. O resto do percurso seria sempre a subir até chegarmos ao último km…para a última subida. Ao chegar a Seia, começámos a ver fitas a marcar a subida que foi feita o ano passado :”Bom…parece que vamos fazer a mesma subida do ano passado…para acabar em beleza, temos esta subidinha suave…”.
Depois de beber um cafezinho para aquecer, fotos até ao local da partida. Como ainda havia tempo, o tempo que faltava para a partida foi aproveitado para um ligeiro aquecimento.
A partida correu sem problema embora tivesse sido, tal como no ano passado, numa subida íngreme.
Pouco depois de arrancar, o Vítor Santos teve um problema com a suspensão da bike e acabou por não fazer a prova. Para a próxima há-de chegar nos primeiros lugares do escalão!
Depois da 1ª subida foi altura de uma descida em alcatrão, para depois começarmos em terra batidas mas num ritmo mais rolante. Podia ser ainda mais, não fosse o terreno molhado. Ainda assim, não havia lama e até em alguns pontos, a areia molhada não incomodava tanto como se estivesse seca.
Foi sempre a rolar (fora uma subida curta mas bastante íngreme que ainda obrigou o Paulo a uma sessão de equilíbrio…por pouco não ia parar ao chão…valeu ainda assim para tirar umas risadas).
Depois veio a descida até ao rio, com muitas curvas, areia e bastante pedra. Um pouco perigosa para uns mas fácil, por exemplo, para o Paulo Neves.
Se por esta hora o Sol já espreitava, assim que passámos o rio, até podia estar a nevar e nem íamos notar porque o esforço para pedalar era muito! Nesta subida, o Paulo Neves passou pelo Vítor e pelo Paulo. Adivinhávamos uma boa posição na classificação para o Paulo Neves…
Aqui vai o Vicente, como se fosse a fazer um treininho de semana…
Já no primeiro reforço:
o Hélder
o Paulo Neves
o Vítor
o Paulo e o António
Numa pequena descida, que é menos simples do que dá a entender na fotografia, passavam o Paulo Neves, o Vítor e o Paulo.
Poucos kms depois as provas dividiram-se…logo após a divisão, o nosso amigo António furou. Mas nada que não se resolvesse relativamente rápido mas assim o Paulo e o António perderam o contacto com o Vítor e o José, que seguiam a um ritmo calmo mas não foram mais alcançados pelo Paulo e pelo António até ao fim da prova.
Após a divisão, o pessoal da Meia tinha pela frente um percurso sempre a subir, até chegar à conhecida subida final.
Para a malta da Maratona, depois da divisão ainda tinha uma descida acentuada e uma enorme subida. Depois disso, o percurso também era no geral a subir mas um pouco mais irregular. A maior dificuldade era mesmo uma subida difícil de subir em cima da bike por causa das pedras e das raízes das árvores.
Mas ainda tínhamos muitos kms para pedalar. Valeu o reforço, que o Vicente está a aproveitar:
Por esta altura, já só estávamos à espera desta Senhora Subida…na rotunda que lhe dava acesso o pessoal ia animando:”Força, é o último km!” O problema é que era um km bastante difícil!
Depois desta subida em terra, ainda havia para pedalar uma outra subida tão ou mais difícil mas em alcatrão. Depois de chegar à rotunda, mais uns metros e aí estava o pórtico de chegada!
Resumindo, foi uma prova dura mas com marcações excelentes. Além disso, os banhos também tinham boas condições e havia água quente para todos. Quanto ao almoço, só poderiam existir umas Minis para re-abastecer e o esparguete podia ter sido mais escorrido. Mas nada de mais.
Já na paragem para beber o café, antes da viagem de regresso:
A Classificação geral da Meia-Maratona ficou assim definida:
10º - Paulo Neves
107º - Custódio

A classificação geral da Maratona:
21º - Vicente
27º - Hélder
31º - Vítor
34º - Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Boa noite amigos das pedaladas  Boas notícias de novo, mais uma grande renovação na família Anadiabikers, Oficina Rochauto um bem-haja pelo...