sábado, 15 de outubro de 2011

2 de Outubro - 7ª Etapa do campeonato Up&Down - Termas S. Pedro do Sul

Eis que chegámos à etapa final do campeonato Up&Down deste ano 2011.
Os nossos atletas da Meia-Maratona estavam preparados para percorrer 36km. Para a Maratona, a organização indicava que teriam de ser percorridos 82km. Uma prova aparentemente bastante mais difícil do que a esperada em Aveiro. Mas isto não era nada que assustasse o pessoal. Só o nosso amigo Vítor não pode comparecer por motivos pessoais.
Na altura da partida, o tempo estava um pouco frio mas dava para adivinhar que ia ficar bastante calor.
Aqui está o Vicente na Box1, já preparado para lutar pelos primeiros lugares:
Na Box seguinte estava o Paulo.
Na zona de partida da Meia-Maratona, o Paulo Neves estava na frente mas nas outras boxe tinha a companhia do António, do Custódio, do Raul e do Vítor Santos.
A partida da Meia-Maratona é sempre em alta velocidade:
Os primeiros metros de ambas as provas eram bastante interessantes, pois voltávamos a passar pela zona da partida. Soubemos que alguns colegas de prova tiveram acidentes (desde já esperamos que estejam a recuperar sem problemas), na zona da ponte pedonal. Era uma passagem bonita mas com algum perigo, até porque o piso estava escorregadio devido ao orvalho matinal.
A prova no geral foi bastante dura, com inclinações bastante elevadas mas geralmente era possível fazê-las em cima da bike. Os primeiros kms eram os mais complicados mas assim sempre deu para controlar o esforço até ao fim da prova, durante os kms finais.
Os reforços foram bons, tanto sólidos como líquidos. Existiam ainda bombeiros nas zonas potencialmente mais perigosas e que também disponibilizavam água. No primeiro reforço só existiam copos com água e sumo, nada de garrafas, o que é uma óptima iniciativa. Assim, pelo menos nos metros seguintes já não se viam dezenas de garrafas atiradas para a beira do trilho...assim sim, poupávamos a Natureza que nos acolhe na prática do BTT.
O pessoal da Maratona já estava a adivinhar que teria de subir até ao parque eólico, pois era a única elevação ali perto. A subida apesar de difícil, era perfeitamente ciclável, excepto num ou noutro ponto em que havia tanta pedra que bastava a roda escorregar para se perder a pedalada e ter de desmontar. Praticamente a chegar ao cimo, dava para apreciar a beleza natural da paisagem e de ver gado nos terrenos de pasto. O BTT tem destes pormenores.
Num posto de controlo no topo, ainda foi possível atestar os bidons. Que água fresquinha!
Conforme se viria a confirmar, o problema não seria a subida mas sim a descida. O trilho era feito por o que parecia ser um ribeiro formado somente no Inverno. Era muito perigoso, pois tinha rochas enormes e bastante pedra solta. Era raro existir algum pedaço de terra para circular. No entanto, grande parte foi feito em cima da bike obrigando todos os músculos a trabalho reforçado. Nem a descer se podia descansar...
Depois foi altura de uma enorme descida em alcatrão com velocidades que nem toda a gente conseguiria atingir de carro, e após partir mais pedras, chegou-se a mais um ponto de reforço no Bioparque. Aqui alguns atletas começaram a pensar se valeria fazer mais 40km...segundo o indicado na véspera no site do Inatel, ainda faltavam 40km e praticamente 1000 m de acumulado.
Na realidade, faltavam somente 20km e poucos metros de acumulado. Até à chegada foi sempre a rolar mas controlando o esforço.
Para os atletas da Meia, a surpresa foi inversa. Estava-se a contar com 36km e tiveram de percorrer 39km.
A chegada foi espectacular com direito a aplausos, massagens (devia ser obrigatório em todas as provas...), reforço sólido e líquido. Muito bem preparada!
Os banhos também foram bons. Nada a dizer do almoço que até contou com as SuperBock!
Em tom de resumo, foi uma das provas dura, com subidas e descidas complicadas. Estava bem marcada e com bombeiros nas zonas perigosas.

A classificação ficou assim definida:
Meia-Maratona:
6 - Paulo Neves.
88 - Vítor Santos.
107 - António.
125 - Raul.

Maratona:
19 - Vicente.
32 - Paulo.

Quanto à classificação final do Up&Down:
Meia-Maratona:
10 - Paulo Neves.
125 - Vítor Santos.
228 - Custódio.
240 - António.
296 - Raul.

Na Maratona:
15 – Vicente.
41 – Paulo.
49 – Vítor.
Parabéns a todos e em especial ao Paulo Neves que conseguiu o 3º lugar no escalão de Elites e ao Vicente que chegou ao 3º lugar do escalão de Veteranos B.

P.S.: Força Vítor! Estamos contigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Boa noite amigos das pedaladas  Boas notícias de novo, mais uma grande renovação na família Anadiabikers, Oficina Rochauto um bem-haja pelo...