quinta-feira, 8 de março de 2012

04 de Março – Treino com chuva

Ao olhar para o céu, dava para perceber que muito provavelmente íamos lavar as bikes durante o treino. Mas não foi isso que nos impediu de estar no café S. Pedro para um cafézinho pré-treino.
O Paulo Neves não estava no treino, pois foi participar na 5ª Maratona BTT Arganil.
Já todos preparados para o treino, até a nova bike do Vítor  que ia fazer os primeiros kms.
Como o tempo estava bom para banhos de sol, optamos por ir até à Praia de Mira ver o mar e as sereias. Sereias? Quem falou em sereias? Só íamos ver o mar...nada de sereias...é só ver o mar...
Ainda perto de Avelãs, já estávamos a aquecer os turbos:



Tudo correu bem até Vilarinho do Bairro, onde tivemos de parar nas boxes porque o pneu da bike do José Luís estava a ficar vazio.
Em pouco tempo já estávamos a rolar nas rectas, por entre os pinhais, na direcção da Praia de Mira:
Já depois de Mira (Vila), rodamos o punho das nossas “motos” e acelerámos até à Praia:


na companhia de um amigo ciclista, o Jorge:

Como também ia na direcção da Praia de Mira e estava sozinho, aproveitou para fazer a viagem connosco. É uma das vantagens de andar de bike...estamos sempre a conhecer novos amigos.
O tempo estava espectacular para ir à Praia...não havia filas de trânsito, barulho, confusão...estava tudo excelente...só o Sol é que estava tímido e não queria aparecer.

Depois de comprovarmos que não existem sereias na Praia de Mira (se calhar estavam à lareira em casa...), iniciamos o caminho de regresso a casa.
Como o Vítor e o António tinham de estar cedo em casa, seguiram pelo mesmo caminho até casa, enquanto que o resto do grupo seguiu na direcção da Tocha.

E, com o Paulo Pereira a puxar pelo pelotão, íamos a circular a um ritmo bastante bom até que o Hélder também teve de fazer uma paragem de emergência...o pneu estava vazio...”Bom, vamos dar ar e ver se isto se aguenta...”
s

O Paulo Pereia ainda aconselhou: "Epá, não faças força no pneu a ver se tens ar! Assim esvazias!" e não é que foi isso que aconteceu? Poucos metros mais à frente foi mesmo preciso trocar a câmara-de-ar, pois o pneu já estava vazio de novo.
Nesta paragem, o Vítor Santos também se apercebeu que tinha um raio partido...hoje estava a ser um treino com bastantes problemas técnicos...
Depois de substituir a câmara-de-ar da bike do Hélder e como a bike do Vítor Santos dava para andar, mesmo com o raio danificado, voltamos ao ataque.
Antes de chegar à Tocha, cortámos na direcção de Cantanhede
Por esta altura, já começava a chuviscar. Nada que nos amedrontasse mas como a máquina fotográfica não é à prova de água, o trabalho do fotógrafo ficou mais complicado...por isso não deu para tirar mais fotografias.
Perto de Cantanhede, cortámos para as Campanas. Depois, optámos por seguir até à Mamarosa...assim sempre fazíamos mais alguns quilómetros, pois ainda era cedo e dava tempo de chegar ao café do Zé para o reforço. Sempre com um ritmo suave, fomos pedalando.
Depois de sair da Mamarosa, havia para se fazer a subida até perto das bombas de gasolina. O Hélder seguiu na frente, seguido pelo Paulo. O Vicente partiu mais atrasado para o prémio de montanha, mas ainda ultrapassou o Paulo e o Hélder antes de chegar à meta do prémio de montanha!
Para recuperar as forças, abrandamos um pouco o ritmo. Ainda não estávamos no Outeiro, já os chuviscos se tinham tornado em chuva intensa...se ainda não tínhamos os pés molhados, por esta altura ficámos completamente encharcados. Com receio de ficarmos doentes, porque íamos parar e arrefecer, decidimos que não íamos parar no café do Zé para o reforço. Em Anadia, o grupo dividiu-se e parte dos atletas seguiu até Avelãs de Cimo e os restantes ciclistas continuaram na EN1 até Avelãs de Caminho. Em Avelãs de Caminho, cada um seguiu até casa.
Estrada para pedalar, bike e um grupo de amigos...é tudo o que é preciso para se fazer um bom treino!


Actualização: Aqui estão os dados da volta. Obrigado José Luís!
  • distância: 110km
  • tempo: 3h50m
  • velocidade média: 28,6 km/h (nota: aos 100 km era de 29,6 km/h, antes da chuva)
Podem encontrar mais informação aqui.

 Parabéns ao Paulo Neves que ficou em 11º lugar da Geral, a menos de 10 minutos do 1º classificado.
Aqui estão algumas fotos da prova:




 Podem ver mais fotografias e ver a classificação na página BTT Serra do Açor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Boa noite amigos das pedaladas  Boas notícias de novo, mais uma grande renovação na família Anadiabikers, Oficina Rochauto um bem-haja pelo...