sábado, 14 de julho de 2012

8 de Julho - 4ª Etapa do campeonato Up&Down - Seia

Sendo esta uma das provas em que tínhamos de percorrer mais quilómetros de carro até lá chegar, tivemos de acordar ainda de noite...provavelmente muita gente estava a aproveitar a vida nocturna e para eles ainda era sábado.
E como diz o ditado popular:"Quem corre por gosto não cansa.", ninguém se queixou da hora.
Depois de todos organizados, lá seguimos para Seia. Uma vez que já tínhamos feito as provas de Seia,em edições anteriores do Up&Down, mentalmente já nos íamos preparando para a prova...sabíamos que existiam 3 grandes subidas mas nada do que imaginássemos seria semelhante ao que nos estava reservado.
A primeira dificuldade do dia foram as curvas na estrada entre Seia e Loriga. Ao chegar a Loriga, comentámos:"Epá! Então mas isto é aqui no fundo do vale? Mau! Vamos ter de subir e muito, seja para que encosta for!".
Depois de estacionar junto do local do almoço e banhos, havia uma parede de alcatrão para subir até à meta. Vendo pelo lado positivo, era uma oportunidade para aquecer antes de arrancar!
Um pouco depois da hora marcada, foi dado o início da Maratona de Seia!
Ao longo da prova passámos por diversas aldeias e vilas típicas da região, onde estava sempre gente a apoiar e incentivar. Agradecemos desde já a todos!
 Numa outra aldeia típica:
Em alguns pontos, assim que a roda resvalava e se perdia um pouco de aderência não havia outra hipótese que fazer o resto da subida a pé:
Em resumo, o trajecto da Maratona era extremamente duro mas com 2300m de acumulado, tinha mesmo de ser assim, não é? Todo o percurso nos mostrava a beleza natural da Serra da Estrela! Na subida ao Parque Eólico, era possível ver a Torre!
Algumas descidas eram tecnicamente muito complicadas embora existissem vários pontos onde podíamos pedalar em alcatrão a um ritmo que nos permitia descansar um pouco. Também foi necessário andar com as bikes ao lado porque era praticamente impossível pedalar.
A marcação estava excelente e com a indicação (extremamente útil) de descidas perigosas e cruzamentos com estradas.
Esta prova tinha tudo o que existe em BTT: troços onde se podia rolar e descansar um pouco, troços onde tínhamos de ir a pé, troços extremamente técnicos, descidas também técnicas e exigentes fisicamente, subidas muito íngremes (mas muito mesmo!), paisagens do melhor que existe no nosso País e principalmente, muita gente a apoiar os atletas!

A classificação final ficou assim definida:
    • 13º Geral e 2º escalão Vet.B: Vicente, com 4:04:15.
    • 18º Geral e 7º escalão Elites: Paulo Neves, com 4:24:07.
    • 20º Geral e 8º escalão Elites: Hélder, com 4:26:33.
    • 23º Geral e 9º escalão Elites: João, com 4:43:19.
    • 25º Geral e 13º escalão Vet.A: José Luís, com 4:48:55.
    • 36º Geral e 16º escalão Vet.A: Vítor, com 6:20:56.
    • 37º Geral e 17º escalão Vet.A: Paulo, com 6:21:01.
Obrigado a todos os atletas doAnadiabikers pelo esforço que fizeram!
Os nossos agradecimentos ao Clube BTT Seia, tanto pelas fotos como pela excelente organização!
O trilho de GPS foi gravado pelo José Luís e pode ser feito o download aqui ou podem consultar aqui.
Se quiserem ver videos sobre a prova, podem aceder à página de facebook do Up and Down.

Um comentário:

  1. parabéns vermelho pela reportagem! esta excelente.
    um abraço grande!

    ResponderExcluir

 Boa noite amigos das pedaladas  Boas notícias de novo, mais uma grande renovação na família Anadiabikers, Oficina Rochauto um bem-haja pelo...